terça-feira, 24 de maio de 2011

Greve e NBA cada vez mais perto

As principais ligas de basquete passam por sérios problemas com seus atletas. Primeiro foi a NFL, onde os atletas se revoltaram com a divisão dos lucros, em que os proprietários das franquias ficam com a maior parte. Houve a dissolução do sindicato.

Agora é com a NBA. David Stern, comissário da NBA, não vê mais solução para os constantes prejuízos que a liga tem sofrido. O principal motivo para a crise são os altos salários pagos aos atletas, que este ano representou 2.1 bilhões de dólares.

Stern propõe que o montante referente aos salários diminua 800 milhões de dólares, e assim, o prejuízo atual de 300 milhões seja aos poucos resolvido. E os jogadores, claro, não aceitam.

Por outro lado, os proprietários das franquias querem diminuir 57% dos gastos referentes aos salários. Diante deste cenário, a NBA deverá seguir o mesmo caminho que a NFL.

Este é um bom exemplo em que os atletas não podem ser maiores que suas equipes. Eles sabem que são donos do espetáculo, e pra piorar, foram contratados e as equipes aceitaram pagar o que pediram. Mas se o cenário agora é outro, poderia haver um acordo onde ambos lados ganhariam. Mas sem um equilibrio, não haverá acordo. O público perde, o esporte perde.

Fonte: mktesportivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário