terça-feira, 31 de maio de 2011

Ronaldo explica como funciona a empresa de marketing esportivo 9ine

Ronaldo explica em entrevista ao programa "Bem Amigos" do Sportv, como funciona a sua mais nova empresa, a 9ine.

Vettel é o novo embaixador da Infiniti

A Infiniti, marca de automóveis de luxo, assinou contrato com o piloto Sebastian Vettel, para ser o embaixador global da marca japonesa.
A empresa já havia fechado parceria com a escuderia Red Bull, agora, escolheu o piloto para ser o rosto da sua próxima campanha.
Este é o segundo contrato deste tipo do piloto. Vettel já é embaixador da marca de relógios Tag Hauer.
Fonte :f1sa.com

Rugby Brasileiro terá novo incentivador.

A Confederação Brasileira de Rugby tem um novo parceiro. O Grupo CCR, um dos maiores grupos de concessão de infraestrutura da América Latina.
Através da Lei de Incentivo ao Esporte, o Grupo irá apoiar o desenvolvimento do esporte no país. A estréia do acordo será no amistoso internacional entre Brasil x Escócia, em comemoração aos 25 anos da primeira visita do time escocês ao Brasil.
O presidente da Confederação comemorou o incentivo, pois o Grupo estará diretamente ligado a formação de atletas de base e fortalecerá a prática do esporte.


Fonte: mktesportivo.com.br

Heineken renova patrocínio à Champions League

Cerveja continuará explorando marca do maior torneio interclubes do mundo até 2015
A Heineken renovou semana passada seu patrocínio à Champions League por mais três anos, garantindo a exploração da marca até o fim da temporada de 2014/2015.
O acordo é válido para todos os mercados mundiais onde a empresa atua. Dá direito à Heineken explorar a identidade visual e o nome do torneio em todos os canais sociais da Champions League, como Facebook e Youtube.
O torneio não pode ser dissociado da Heineken, independente de apoios ou investimentos locais, ou seja, qualquer tipo de veiculação da competição não recebe NADA por anunciá-la com destaque para a marca da cerveja.
Por exemplo, as emissoras de televisão Rede Globo e Band fazem esse tipo de veiculação.
Uma estratégia interessante da Heineken é diminuir o apoio a eventos pequenos para investir pesado nos principais acontecimentos esportivos do mundo. O patrocínio máster ao campeonato promovido pela Uefa (União das Associações Européias de Futebol) acontece desde 2005. Os valores não foram informados.

Fonte:
propmark.com.br

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Depois de rival, Real Madrid apresenta nova camisa



A Adidas apresentou em Madrid o novo uniforme do Real Madrid para a temporada 2011/2012, a principal mudança são as listras em dourado.
O clube usou uma camisa semelhante há 11 anos atrás, na ocasião o clube espanhol conquistou a Champions League diante do Valencia.

Fonte: globo.com

terça-feira, 24 de maio de 2011

LG será patrocinadora da Copa América.

A LG anuncia patrocinio a Copa América 2011, que será disputada na Argentina. O patrocinio ao evento tem como objetivo ter forte participação no futebol e ter presença da marca nos melhores torneios do mundo. Pelo acordo, a LG poderá explorar comercialmente a Copa, além de eleger o melhor jogador a cada partida e o melhor jogador do torneio.
A Copa América 2011 conta com os seguintes patrocinadores: Coca-Cola, Claro, Mastercard, Kia, Telcel, Quilmes, Canon, Petrobrás e Seara. É a terceira vez que a LG é patrocinadora da Copa América.

Fonte: lancenet.com.br

Greve e NBA cada vez mais perto

As principais ligas de basquete passam por sérios problemas com seus atletas. Primeiro foi a NFL, onde os atletas se revoltaram com a divisão dos lucros, em que os proprietários das franquias ficam com a maior parte. Houve a dissolução do sindicato.

Agora é com a NBA. David Stern, comissário da NBA, não vê mais solução para os constantes prejuízos que a liga tem sofrido. O principal motivo para a crise são os altos salários pagos aos atletas, que este ano representou 2.1 bilhões de dólares.

Stern propõe que o montante referente aos salários diminua 800 milhões de dólares, e assim, o prejuízo atual de 300 milhões seja aos poucos resolvido. E os jogadores, claro, não aceitam.

Por outro lado, os proprietários das franquias querem diminuir 57% dos gastos referentes aos salários. Diante deste cenário, a NBA deverá seguir o mesmo caminho que a NFL.

Este é um bom exemplo em que os atletas não podem ser maiores que suas equipes. Eles sabem que são donos do espetáculo, e pra piorar, foram contratados e as equipes aceitaram pagar o que pediram. Mas se o cenário agora é outro, poderia haver um acordo onde ambos lados ganhariam. Mas sem um equilibrio, não haverá acordo. O público perde, o esporte perde.

Fonte: mktesportivo.com.br

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Lucas deixa Nike e assina com Adidas

A jovem revelação do São Paulo FC, firmou acordo com a alemã Adidas e será a principal estrela da campanha da nova chuteira Adipower na America Latina. A empresa agora terá mais um jogador desfilando suas três listras na Copa América e nos Jogos Olímpicos do ano que vem.
Encabeçada pela nova campanha “Adidas is All In”, a empresa agora adota um novo posicionamento no mercado focando também em jovens promessas e jogadores médios do futebol mundial.
O craque do clube do Morumbi usava anteriormente chuteiras cedidas pela americana Nike gratuitamente.








Fonte: direitoesporteclube.com.br

WTorre oferece ajuda ao Corinthians para erguer Itaquerão

Todos nós torcemos para que São Paulo seja sede da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, não é mesmo?
Para que isso fosse possível, Walter Torre, dono da construtora que é responsável pela arena palmeirense (Wtorre), deixou a rivalidade de lado, se empenhou e procurou o Corinthians para
oferecer ajuda para erguer o Itaquerão á tempo de receber a Copa do Mundo. Porém, não obteve resposta do presidente corinthiano Andrés Sanchez, depois de um telefonema sem sucesso. Após perceber que foi mal interpretado e que a atitude não foi muito bem vista no lado alvinegro, o empresário recuou em sua decisão.
Segundo o Blog do Perrone, parte da diretoria chegou a ironizar a ajuda porque não quer destruir o Parque São Jorge e sim construir um novo estádio - uma crítica à reforma do Parque Antarctica.
“Não vou mais procurar. Nós temos um foco e o nosso compromisso é com a Arena Palestra”, afirmou. “Não me entenderam bem. Só queria fazer uma força-tarefa para ajudar a cidade de São Paulo. É importante que a capital do Estado seja sede de jogos das competições da Fifa”, disse Torre ao UOL Esporte.
O dono da construtora tinha a intenção de disponibilizar equipamentos que acelerassem o processo para que o estádio estivesse pronto a tempo das competições da Fifa que acontecerão no país, e também passar um pouco da experiência adquirida na viabilização da Arena Palestra , já que houveram muitas dificuldades encontradas pelos palmeirenses. “Podemos acelerar o processo em algumas coisas que desenvolvemos para trazer mais velocidade desde equipamentos e cadeiras a questões burocráticas”, havia dito.
Mesmo com seu empenho e disposição em ajudar o Corinthians, mas ainda antes de desistir, Torre afirmou que deseja ver a Arena Palestra Itália como sede da Copa das Confederações e já havia entrado em contato com o nosso governador Geraldo Alckmin para intermediar as negociações com a Confederação Brasileira de Futebol. É uma pena para nós, pois com mais um estádio erguido, seria uma chance a mais de recebermos as Copas em nossa cidade. E uma pena à WTorre, pois seria mais uma forma de se promover e aparecer mais na mídia.
Será que o Corinthians está com essa bola toda para recusar uma ajuda?


Fonte: UOL

A nova camisa do Barcelona.

A Nike, fornecedora de material esportivo do Barcelona, divulgou através do seu site, as imagens da nova camisa do Barça, que pela primeira vez terá um patrocínio. A empresa Qatar Foundation fechou um contrato de 30 milhões de euros por temporada para ter o direito de estampar sua marca.
O clube espanhol prorrogou a parceia com a Unicef até 2012. No entanto, com a chegada do novo patrocinador, a marca passará a ser exibida nas costas, abaixo do número dos jogadores. A parceria entre a Unicef e o Barcelona já dura cinco anos.


Fonte : Espn.com.br

domingo, 22 de maio de 2011

ONU e Neymar

Depois do sucesso no Santos e na Seleção Brasileira, o atacante Neymar começa a ser cobiçado não apenas por clubes estrangeiros. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a ONU (Organização das Nações Unidas) sugeriu ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que o atacante seja o embaixador da boa vontade para promover uma campanha contra a Aids. Popular entre os mais jovens, a função de Neymar seria estimular o uso de preservativos e prevenção.
A sugestão feita em reunião com a UNAids, entidade que se ocupa do combate à doença no mundo, ocorreu na semana em que o jogador, que tem apenas 19 anos, anunciou que será pai.


Fonte : Terra

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Mackenzie encerra parceria com vôlei feminino do Pinheiros

Na última quinta-feira o Instituto Presbiteriano Mackenzie anunciou que não renovará o seu vinculo de patrocinio com o vôlei feminino do Pinheiros. A parceria desde 2008 rendeu 2 títulos paulistas (2009 e 2010).
Na última Super Liga Feminina, o clube fez uma boa campanha alcançando o quarto lugar na classificação geral. Agora o clube procura um novo patrocinador e já adimite um time mais modesto para a próxima temporada.
No masculino o clube já havia encerrado sua parceria com a SKY e hoje tem parceria com a Cimed.
Os motivos da saida do Mackenzie não foram divulgados em nota pela instituição.

Fonte: Estadão

Sharapova usará brincos da Tiffany em Roland Garros

A Tiffany anunciou no último dia 17 que a tenista russa Maria Sharapova usará um par de brincos especialmente desenhado para ela no tradicional Gran Slan de Roland Garros na França.
A patrocinadora pessoal da tenista confeccionou os brincos em diamante rosa lapidados em forma de uma flor. Maria Sharapova é a tenista mais bem paga do mundo e além do contrato assinado desde 2008 com a Tiffany, ela possui vinculos com a Nike, Canon, Unilever e Land Rover.

Fonte: Diário Digital

O cara do Marketing Esportivo.

Um ranking divulgado pela revista SportsPro mostra que Usain Bolt possui a imagem com mais confiança para se investir. De acordo com a lista, mostra os atletas com maior potencial de mercado nos últimos três anos, e ao se investir, dariam maior retorno em um contrato de patrocínio.
Dois atletas brasileiros apareceram na lista: Neymar, na 17ª posição e Anderson Silva, em 40º. O jovem craque desbancou atletas como Tom Brady (18), Maria Sharapova (22), Fernando Alonso (24) e Kevin Durant (30).
Os critérios levados em conta no ranking foram: exposição na mídia, performance esportiva e imagem.
Os dez primeiros são: Bolt, Lebron James, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Lewis Hamilton, Carmelo Anthony, Sebastian Vettel, Michael Phelps, Caroline Wozniacki (tenista) e Singh Dhoni (crícket).

Fonte: mktesportivo.com.br

Por novos mercados, X Games anuncia projeto de expansão global

O principal evento de esportes radicais do mundo de origem americana, agora quer rodar o mundo. O X Games anunciou na última terça-feira a criação do Global X.
Segundo Scott Guglielmino, vice-presidente da ESPN Internacional, organizadora do evento, serão 6 eventos  a partir de 2013 e diferentemente das edições passadas no Brasil e na Ásia, o evento terá a participação de seus atletas de topo em todas as edições.
O projeto pretende expandir os jogos no mundo inteiro, em diferentes continentes, e os interessados a serem cidades-sedes poderão se inscrever através de um site, onde a organização do evento escolherá as cidades a receberem o evento por três anos. As únicas cidades-sedes confirmadas para receber os jogos são Los Angeles e Aspen.
Resta a organização do evento decidir quantas edições terão no verão e no inverno.
“Estamos procurando os melhores locais com uma série de critérios, como potencial de marketing, estética, história e cultura“, falou Guglielmino.
O brasileiro Sandro Dias "O Mineirinho" demonstrou sua ansiedade pelos jogos serem realizados no Brasil.
"Sonhei em disputar o X Games desde que comecei a competir e ficarei ainda mais animado se vier para o Brasil."
Agora resta saber se o Brasil será sede de alguma das edições do Global X, aproveitando as estruturas que estão em projeto de modernização e melhorias nas principais cidades brasileiras. 

Fonte: http://esporte.ig.com.br

Copa do Mundo terá patrocínio da Liberty Seguros

A Liberty Seguros, unidade brasileira do Grupo Liberty Mutual, assinou contrato de patrocínio com a FIFA, tornando-se a mais nova patrocinadora da Copa do Mundo de 2014. Com o acordo, a Liberty Seguros integrará o grupo de apoiadores nacionais no torneio. O programa de patrocínio dá à Liberty Seguros o direito de utilizar, no seu ramo de serviços, o título de “Seguradora Oficial da Copa do Mundo da FIFA de 2014”. O contrato de patrocínio vai até 2014 e abrange os 64 jogos da Copa do Mundo FIFA 2014 e os 16 jogos da Copa das Confederações da FIFA de 2013.O pacote de patrocínio dá novo fôlego ao ciclo de investimentos que a Liberty Seguros vem fazendo nos últimos três anos para expandir seus negócios no Brasil.
O novo patrocínio dá novo fôlego ao ciclo de investimentos que a Liberty Seguros vem fazendo nos últimos três anos para expandir seus negócios no Brasil.
Em 2011, a organização injetou US$ 100 milhões no mercado brasileiro aumentando a capacidade de crescimento.Além da Liberty ,o Banco Itaú também vai patrocinar a Copa do Mundo no Brasil.


Fonte : exame.com

quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Maior Programa Sócio - Torcedor do Brasil


Neste artigo, trouxemos para o leitor um pouco do que é o programa de sócio-torcedor do Sport Club Internacional – RS, que é o programa mais eficaz do Brasil superando a marca de 100 mil sócios ativos do clube e figurando entre os 10 principais programas de sócio-torcedores de futebol do mundo.
Apesar de oferecer as vantagens que a grande maioria dos programas “comuns” oferecem , como desconto e preferência em ingressos, desconto em lojas conveniadas, materiais promocionais, participação em promoções e etc. A grande aposta do clube é o baixo custo mensal, em torno de R$22,00.
Existem vários planos, e o torcedor escolhe o que se adequa ao seu perfil, inclusive para os torcedores que não residem no Brasil, há um plano especial com vantagens personalizadas em benefício do mesmo.
Por não ter um grande patrocinador de camisa, o Internacional prioriza de forma bastante maciça o seu relacionamento com o torcedor através do programa, e isso o faz atingir maiores patamares a cada dia com a alta rentabilidade que o programa proporciona para o clube.  Em 2010 o programa atingiu uma arrecadação histórica e única em seu país com o valor de 39 milhões de reais, valor maior do que os patrocinadores de camisa pagam para a maioria dos principais times do Brasil.
E não para por ai, o sócio do clube é sempre colocado em primeiro plano, participando ativamente dos sorteios realizados pelo clube, preferência na compra dos ingressos, direito de receber desconto no estacionamento de seu estádio, visitas ao museu, campo de jogo,  além de ter o direito de voto no conselho deliberativo e presidência do clube. Tudo que é feito no clube o torcedor é incluido e possui fortíssima influência dentro do clube colorado.

O clube enxergou isso como uma grande oportunidade para arrecadar uma renda pra lá de extra, descobriu a exclusividade que o torcedor movido pela paixão procura em seu clube, e com esse case de sucesso  o clube vem alcançando degrais cada vez maiores e importantíssimos para sua história. Exemplo a ser seguido por outros clubes brasileiros que possuem programas de sócio bastante deficientes para seus torcedores.

Fonte: internacional.com.br

UFC incentiva lutadores a terem mais seguidores no Twitter

Embora a NFL e a NBA terem algumas restrições por usar o twitter, Dana White, presidente do UFC anunciou que a partir do mês que vem, os lutadores serão recompensados ​​com bônus de $ 5.000 por fazer uma destas três coisas no microblog: obter maior número de seguidores, obter o maior aumento percentual nos seus seguidores ou escrever os tweets mais criativos.
Os lutadores serão divididos em grupos com base em sua popularidade para que todos tenham chances iguais de ganhar os prêmios.
O microblog vem ganhando grande destaque na web, sendo um prato cheio para as empresas com a divulgação de seus produtos, e uma ótima forma para tratar de sua imagem.
Fonte: midiassociais.net

Jornalista da ESPN chama as Olimpíadas do Rio de “Jogos Mortais”

“Uma cruz branca que se ergue no Morro dos Macacos marca o local onde as pessoas são queimadas vivas. Por perto, um cavalo faminto, com as costelas de fora, é engatado com uma corda fina. Um campo de futebol próximo é marcado por pedaços de borracha derretido. Nenhum jogo é jogado ali. A facção criminosa Amigos dos Amigos, que domina essa favela, possui um ritual macabro: colocam pneus ao redor de seus inimigos, derrama gasolina e ateia fogo. Isso é chamado de microondas. Uma fumaça negra se eleva no ar. Em uma escola aos pés do morro, próximo do Maracanã, onde a cerimônia de abertura das Olimpíadas 2016 será realizada, os alunos ouvem os gritos e tapam os ouvidos. Esse é o verdadeiro Rio de Janeiro"

O trecho acima é a descrição da cidade maravilhosa na opinião do jornalista Wright Thompson. Para se referir à realização dos Jogos Olímpicos de 2016, ele usa o termo "Jogos Mortais".

Com tom de critica , o texto é recheado de informações  sobre a parte violenta do dia a dia das favelas. O jornalista está bem informado e foca a abordagem nas favelas, com detalhes das operações policiais para combater o tráfico.  

Nem o Bope foi poupado. O temido Batalhão de Operações Especiais da Polícia, tema de dois filmes, foi comparado por ele ao Seals, tropa de elite da marinha americana responsável pela operação que resultou na morte do terrorista Osama Bin Laden.
 
A forma de atuação foi citada. "Armados, invadem as favelas e matam quantos traficantes puderem. Os moradores fogem para suas casas, fecham as janelas. Algumas pessoas são executadas, outras atingidas acidentalmente. Lugar errado, hora errada. Azar".


O Governo também não escapou , Thompson comenta a discrepância entre o que foi apresentado pelos representantes brasileiros na proposta para o Comitê Olímpico Internacional à realidade com a qual ele se depara.

"O folheto promete mudar a economia, educar as crianças e até proteger a maior "floresta urbana" do mundo. A citação obrigatória de Pelé está incluída. O documento está repleto de mapas e fotos e planos, mas não há nenhuma menção à Guerra no morro com vista para o Maracanã, onde as cerimônias de abertura será realizada.



Fonte : Exame.com 

Olimpíadas do Rio abre disputa para novos patrocinios

O comitê das Olimpíadas do Rio 2016 abrirá a disputa para novos patrocínios a partir desta segunda-feira, dia 23, a entidade exige que a empresa que deseja patrocinar o evento tenha uma longa experiência no mercado brasileiro. Podem concorrer empresas de consultoria e auditoria que tenham suas competências essenciais relacionadas aos Jogos, como histórico de patrocínio em grandes eventos esportivos e planos de investimento futuros no país.
A primeira organização a fechar contrato de patrocínio foi o Banco Bradesco.

Fonte: exame.com/marketing 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Apresentação




O blog é composto por 8 integrantes do curso de Propaganda & Marketing da UNIP.
Foi criado com a intenção de informar tudo sobre o mundo do Marketing Esportivo de forma rápida, simples e direta. Serão postados, notícias sobre atualidades, e fatos relacionados ao assunto no Brasil e no mundo.

Seja bem-vindo!